SOLAR BELA VISTA

16/04/2011 20:03

Palacete residencial construído em 1907, em estilo neoclássico, pelo então coronel Aureliano Medeiros — um dos homens mais ricos do Estado na época. O prédio tem acabamento com materiais vindos da Bélgica, França e Alemanha, e acabou sendo uma espécie de 'Taj Mahal'.

Diz a lenda que as constantes viagens do coronel deixavam sua linda esposa muito triste. Apaixonado, resolveu construir uma casa confortável no topo da cidade alta voltada para o rio Potengi, um ponto estratégico onde ela seria a primeira pessoa a avistar um navio na entrada da barra do rio Potengi.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, o lugar já foi um Hotel luxuoso para poucos (décadas de 50 e 60 principalmente) privilegiados. Seu salão de festas foi testemunha de grandes festas desde a Segunda Guerra, quando a cidade foi base militar norte-americana.

Atualmente é administrado pelo SESI/RN, funciona como centro cultural e também abriga a Agência Cultural Sesi/Sebrae. Tem auditório para pelestras, espaço para exposições e em suas salas são administradas aulas de música, artes plásticas e oficinas de artesanato.

Sem dúvida um dos casarões históricos mais bonitos e bem preservados de Natal.

 

Yuno Silva